quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Capitulo 2-"Parabéns mãe!"



(Rita)

Ter prometido aos miúdos que hoje íamos à praia fez com que eles acordassem ainda mais cedo e não descansaram enquanto eu não me levantei.

Rita-Meninos só vamos à praia depois de a mãe sair do trabalho.-falei enquanto os vestia.

Carolina-Mas a gente vai ,não vai?-colocou a sua mão na minha cara enquanto falava para ter toda a minha atenção.

Rita-Sim vamos.

Acabei de os vestir e levei-os até à casa da Sónia.


Carolina

Simão
Rita


Eles assim que foram para o seu quartinho falei à Sónia sobre irmos à praia no fim da tarde.

Sónia-Hoje?

Rita-Sim, quando sair do trabalho mudo só de roupa e depois vamos até à praia.

Sónia-Os miúdos também vão certo?

Rita-Claro,se eles não estão contigo estão comigo.-ela sorriu.

Sónia-Sou um pai com m grande.-gargalhei.

Rita-Olha a mama mor tem de ir embora.

Ela acompanhou-me até à porta e depois fui para o trabalho.
Sentei-me na minha cadeira desviando-me um pouco das costas da cadeira para tirar o casaco e lá o 
colocar.
O meu telemóvel tocou e vi que quem estava em minha volta me olhou já que o toque veio quebrar o silêncio.Retirei-o de dentro da minha mala  e fui até à porta do Caixa.Era a minha mãe que para além de querer saber como eu estava ainda me relembrar que tinha de ir ver a minha tia.Como já tinha dito aos miúdos que hoje íamos à praia ,sabia que se adiasse esta ida à praia eles iam fazer uma birra enorme,e a verdade era que até a me agrada ir um pouco até à praia e poder descontrair.
No caminho para a minha secretária encontrei  quem ontem tinha levado com a água do copo do Simão,ele olhou-me de uma forma como quem tinha comido e não gostado.

Rúben-Você aqui?

Rita-Olá,e eu trabalho aqui.-respondi sendo o mais educada possível .

Rúben-Desculpa,olá.-sorriu disfarçando o seu “erro”.-É que não tinha reparado que trabalhavas aqui.

Rita-Trabalho aqui na recepção ,e também estou aqui à pouco tempo.

Rúben-Então era por isto que aqueles miúdos ontem estavam aqui..São os teus filhos?

Rita-Sim,vieram só cá dar um beijinho e  foram embora.-sorri-lhe.

Rúben-São gémeos certo?

Rita-Sim são.

A conversa terminou depois de eu falar,pois só nos despedimos e cada um seguido para o seu lado.
Tinha ficado com uma grande vontade de ir para a praia e quando assim que sai do trabalho fui à minha casa.Fiz uma pequena malinha vesti o meu bikini um leve vestido e com as roupinhas para os miúdos rumei até à casa da Sónia.

Rita

Sónia-Pareces aquelas velhas que vão para a praia cheias de sacos,só te falta um chapéu enorme.-entrei na sua casa cheia de sacos,pois não só levava o saco com as toalhas,águas,comida para os miúdos,etc..como também levava outro saco com a roupa para eles vestirem antes de irmos para a praia.

Rita-Tive de trazer tudo o que precisava.

Nem foi preciso chamar os miúdos já que eles vieram a correr até à entrada .Depois enquanto a Sónia vestia o fato de banho à Carolina eu tratava de vestir o Simão.
Os miúdos enquanto os vestíamos falavam e falavam o que só mostrava o seu entusiasmo por hoje irmos à praia.


fato de banho da Carolina
calções de banho do Simão




Ao lá chegarmos e ainda sem estender a tolha já estavam eles a pergunta se podiam ir nadar.

Sónia-Esperem só mais um pouco.-tirámos as toalhas do sacos e estendemos elas enquanto eles esperavam perguntando: “já está?”.Depois de já tirarem as roupas mais “leves” pegaram nos pequenos utensílios e foram fazer castelos na areia perto das nossas toalhas.-Como tens estado?-gargalhei com a sua pergunta.

Rita-Até parece que não me tens visto todos os dias.

Sónia-Sim mas agora que estamos aqui as duas podias me dizer algo mais.-olhei-a .

Rita-Algo mais?

Sónia-Sim,os miúdos já tem quatro anos,tu já estás a outra vez a trabalhar ou seja estás a por a tua vida em ordem em quase todos os sentido.

Rita-Oh Sónia,outra vez esta conversa?-se havia coisa que a Sónia tinha falado desde o aniversário da 
Carolina e do Simão era eu arranjar um “companheiro”.

Sónia-Sim outra vez!Está na altura Rita,os miúdos não se iam importar de ter uma mamã com uma namorado e já está na altura de começares a pôr-te no mercado.-olhei-a em silêncio devido ao que ela tinha dito.

Rita-Por-me num mercado?-acabei por falar.

Sónia-Sim,tens de procurar....Mostrar que estás à procura de alguém.

Rita-Eu não preciso de nenhum homem.

Sónia-Nem precisas de entrar por aí,o método que escolheste para ter os miúdos já fala por si.-se havia um tema que sempre foi alvo de “gozo” pela Sónia,Roberto,meus pais,toda a família basicamente era escolhido ter os meus filhos desta forma, por ter as minhas razões e mesmo tendo eles compreendido 
gostavam de na hora certa mandarem a sua boquinha.

Rita-Sinceramente já nem posso ouvir estas boquinhas.

Sónia-Já não está cá quem falou…Mas voltando para o assunto de arranjares um homem.

Rita-Também não quero falar disto.

Sónia-Olha o Roberto tem um amigo.

Rita-Não me interessa.-interrompia.-Se um dia encontrar alguém vai ser quem eu achar que deve fazer parte 
da minha família,sim?

Sónia-Como queiras,mas os miúdos não se iam importar de teres um namorado,não é Carolina?-a Carolina ,já cheia de areia,vinha na nossa direcção com um balde cheio.Ela olhou para a Sónia como quem não tinha atendido o que lhe tinha sido dito.-Não queres que a mamã tenho um namorado?

Carolina-Não!-falou enquanto se sentava perto dos meus pés ,para despejar o balde com a areia.

Rita-Estás a ver ,até a Carolina está de acordo comigo.

A Carolina pediu que fosse com ela nadar,ela estava já cheia de areia e como o Simão veio também falar comigo a pedir  que fosse com eles nadar aceitei.
Levantei-me peguei na Carolina e entrelacei a minha mão na do Simão e fomos em direcção ao oceano.
A Sónia pouco depois veio ter connosco e pegou na Carolina enquanto eu fiquei a brincar com o Simão.

O dia na praia tinha mesmo "desgastado" os miúdos e chegaram a casa já cheios de sono.Assim que tomaram duche,jantaram foi só vestir os pijamas e ir para a cama.

XXX

Na manhã seguinte quando deixei os miúdos em casa da Sónia disse-lhe se podia ir até ao Caixa quanto terminasse o meu dia de trabalho porque iria ver a minha tia e levava sempre comigo os miúdos, e desta forma a Sónia acabava por me "poupar" uma viagem.
Rita
Carolina
Simão
Simão-Mãe!!-esperava por eles já à tanto tempo e assim que ouvi a voz do Simão um sorriso nasceu logo no meu rosto.

Rita-Olá meus amores.-a Carolina,menina como é vinha no colo na Sónia deitada com a chupeta na boca
.
Carolina-Olá mãe.

Rita-Obrigada por os teres trazido.-a Carolina inclinou-se “caindo” para o meu colo.

Sónia-Não tens de agradecer,tenho é de ir já que o Roberto está  no carro à minha espera.

Rita-Ok ,adeus.

Carolina-Adeus Sónia.

Simão-Adeus.-eles acenaram os dois e depois a vermos sair pela porta do Caixa vim com os miúdos até à minha secretária.-Olha o Rúben!Olá Rúben!-falou num tom elevado que me deu uma grande vontade de o chamar para perto de mim e bem rápido!

Rúben-Olá Simão.-ele sorriu ao ver o entusiasmo do Simão que ao contrário da Carolina.-Vieste fazer uma surpresa à tua mãe?

Simão-Sim,eu venho jogar para aqui.-peguei na minha mala e com a Carolina ao meu colo,e fui até perto do Simão para por termo aquilo.

Rita-Ainda não sabemos isto, Simão.

Simão-A mãe disse que ia pensar.-o Rúben sorriu enquanto eu queria era sair dali.-Jogas aqui também?

Rúben-Sim jogo,e aposto que ainda vais convencer a tua mãe e vens para aqui jogar também.

Simão-Estás a ver mãe?O Rúben diz que tenho de vir jogar.

Rita-A mãe vai pensar no assunto e depois vemos se vens ou não jogar.-olhei para o Rúben.-Desculpa-me outra vez.-ele riu.

Rúben-Não há problema.

Rita-Nós temos de ir.-falei para o Simão que parecia estar mais interessado em ficar a conversar com o 
Rúben ou até mesmo ir treinar com ele ,se ele o deixasse do que vir comigo.

Simão-Já mãe?

Rita-Sim, tem de ser.

Simão-Adeus Rúben.-acenou-lhe.

Rúben-Adeus.-ele voltou-se e caminhou em direcção das escadas,enquanto eu entrelacei a minha mão direita com a do Simão.Chegámos ao carro e disse-lhe que não podia estar a sair perto de mim e ir falar com desconhecidos,não é que o Rúben fosse um desconhecido mas a verdade era que não o conhecia de parte nenhuma.

Simão-Mas ele é meu amigo mãe.

Rita-Filho o Rúben não é teu amigo,ele apenas é simpático e não vamos estar a falar com ele a toda a hora porque não o conheces está bem?

Simão-Esta bem…-falou mais por “obrigação” do que por outra coisa.-O Rúben vai agora jogar?

Rita-Acho que sim Simão.

Simão-Agente não poder ver?

Rita-Filho eu acho que só às vezes é que se pode ir ver os treinos do Benfica.

Simão-Agente pode ir ver um mãe?Vá lá.-antes de eu responder já ele me implorava para que a resposta fosse um “sim”.

Carolina-Não!-a Carolina falou num tom que me levou a olhar para o banco de trás por alguns segundos e depois olhar para a estrada.

Rita-Carolina não precisas gritar.

Carolina-Eu não quero ir ver o Rúben.

Simão-Porquê?Ele é fixe.

Carolina-Não é nada,eu não gosto dele mãe.Não vamos está bem,mãe?

Rita-Não sei,aliás a mãe não sabe o que vai decidir se vais jogar .Não vamos falar mais nisto sim?

Eles concordaram não falar mais naquele assunto e as chupetas fizeram o resto do trabalho.

Em casa da minha tia,ela não estava a melhorar e isto acabou por me abalar um pouco.Os miúdos pouco sabiam deste assunto por isto apenas deram um beijinho à minha tia e foram para  a sala de espera com a minha prima ,Luísa.
No fim da visita os miúdos estavam a pedir por um chocolate,daqueles que estão dentro daquelas máquinas.Comprei-lhes o chocolate e fomos para a nossa casa.


Passaram cerca de dois dias e o assunto do Simão vir ou não jogar estava cada vez mais presente..talvez por todos os dias ir para o Caixa ou por o Simão me falar disto quase todas as noites.
Fui me informando lá no Caixa e como qualquer mãe por não haver outra coisa melhor do que ver o sorriso dos nossos pequeninos,lá decidi que iria inscrever o Simão.
Tratei da sua inscrição sem lhe contar do que tinha decidido,porque queria que fosse surpresa!Ele tanto que tinha pedido para ir jogar futebol que acabei por lhe fazer a vontade,e isto é que o ia deixar “no ar”.

Rita-Querem comer alguma coisa?-chegámos a casa já no fim do dia e eles agarrados às chuchas sentavam-se no sofá.

Carolina-A mãe vai fazer o jantar?

Rita-A mãe hoje estava a pensar mandar vir uma pizza.-eles sorriram.-Querem?

Carolina\Simão-SIM!-falaram com todo o entusiasmo possível.Eu peguei no telemóvel e mandei vir uma pizza e depois fui me juntar a eles.

Já com a pizza no prato de cada um achei que era a altura para contar ao Simão o que tinha estado a preparar lá no Caixa.

Rita-Simão a mãe tem uma coisa para te dizer.-ele estava a comer a olhou-me.-Já  vais poder jogar no Benfica.-ele pousou a pizza no prato.

Simão-Vou?

Rita-Sim vais,a mãe já te inscreveu.

Simão-Obrigada mãe!-deu-me um forte abraço e ainda um beijo na bochecha direita.-Quando vou jogar mãe.

Rita-Calma,a a mãe fez a inscrição hoje mas é daqui a pouco tempo.

Simão-Fixe,eu vou jogar futebol.-pô-se a cantarolar,já a Carolina só me olhava.

Carolina-O Rúben não vai jogar com o Simão pois não mãe?

Rita-Não filha,claro que não.É só meninos da idade da vossa idade.-apesar de não conhecer o Rúben não compreendia porque a Carolina ficava daquela maneira sempre que se falava nele.O meu primeiro instinto foi perguntar-lhe mas pelo que já tinha percebido ela não gostava muito dele por isto decidi que não ia falar em nada para não estragar o ambiente não repetindo cenas como à de uns dias atrás no carro.

O Simão tinha passado quase todos os dias a falar do futebol,e da sua grande estreia!Com a inscrição já feita o entusiasmo dele agora era arranjar umas sapatilhas novas.
Levei-os ontem ao centro comercial podendo compras as sapatilhas para o Simão,que demorou menos tempo do que eu pensava .Assim que lá chegou escolheu logo umas e veio com elas na sua mão a dizer que era aquelas.
Ainda lhe comprei uma pequena mochila de desporto para ele as levar,o que só aumentou o seu entusiasmo.
Este entusiasmo durou até hoje,o primeiro dia do seu treino.A Sónia sendo  a segunda mamã veio até ao Caixa com os meus meninos.


Rita

Rita
O Simão chegou todo entusiasmado já a Carolina como não gostava lá muito de futebol veio com a sua boneca na mão .

Sónia-Isto vai demorar muito tempo?

Rita-Vai demorar algum tempo,é um treino.

Carolina-O Simão vai jogar com outros meninos?-a Carolina tinha chegado no colo da Sónia mas quando  me viu pediu logo para vir até aos meus braços.

Rita-Vai.

O treino correu muito bem e vi que o Simão queria mesmo muito vir jogar com outras crianças.Tinha duvidado se ele deveria ou não inscrever-se no futebol ,mas pensando bem isto ia lhe proporcionar novas experiências,conhecer novos amigos já que ele ainda não estava na escola assim sempre podia ir se habituando.

Depois do treino,para além de o Simão não parar de falar em tudo o que tinha acontecido desde que tinha chegado ao Caixa fomos para a minha casa,já que com este primeiro treino do Simão eu queria o “festejar” e convidei a Sónia para jantar lá em casa.O Ricardo mais tarde ia até lá mas enquanto não terminava o trabalho íamos ser só nós.

Carolina-Sónia vais jantar na nossa casa?

Sónia-Sim vou.-a Sónia colocava a Carolina na sua cadeira,enquanto eu coloquei o Simão na sua e depois de fechar o cinto.Fui até ao meu lado,ao entrar para o carro vi que a sair do Caixa vinha o Rúben ele olhou-me e sorriu, retribui o sorriso e entrei.-Quem era?-assim que me sentei e fechei a porta a Sónia falou,o que me até assustou.

Rita-É um jogador do Benfica,acho eu.

Sónia-Como assim achas tu?

Rita-Eu não o conheço,ele nunca me disse que jogava aqui mas pelo que percebi joga, contente?

Simão-Ele é meu amigo Sónia.

Sónia-Ai é?-ela falou a olhar-me.

Rita-Simão já falamos sobre isto,ele só falou com o Simão umas duas vezes e foi só.-o assunto “morreu” ali já que não tinha mesmo que se falado.Os miúdos começaram logo a falar de comida,que era o que nesta hora os interessava mais.

A Sónia ajudou-me a terminar o jantar e quanto terminamos de por a mesa já o Ricardo estava cá em casa.
Os miúdos andavam de um lado para o outro mas quando ouviram-me dizer que já estava na hora de vir jantar não perderam tempo a vir até à mesa.
XXX

Na manhã do dia esperado para uns mais do que os outros a minha cama foi logo invadida por dois meninos aos saltos.

Simão-Parabéns mãe!

Carolina-A mãe faz anos hoje!A mãe faz anos hoje!-eles saltavam e por não ser ao mesmo ritmo só fazia que a minha cama mexesse imenso e não querendo começar o dia com uma enorme dor de cabeça levantei-me.Abri os olhos e eles cantarolavam,mas assim que viram que já estava acordada atiraram-se para os meus braços.-Parabéns mãe!-falou como se fosse a primeira fez que me dizia aquilo hoje o que me fez sorrir.

Rita-Obrigada meu amor.-dei-lhe um beijo na nuca e enquanto o fazia o Simão falou.

Simão-Parabéns mãe.

Rita-Obrigada também meu amor.-dei-lhe também um beijo na nuca.Depois de o fazer eles perguntaram logo o que ia acontecer hoje, sendo que para eles para ser um dia em grande tinha e haver uma festa,só que pelo os meus planos não ia poder fazer nada já que tinha um dia de trabalho pela frente.

Sónia-Parabéns a vocês,nesta data querida.-ela pôs-se a cantar assim que abriu a porta  e nos viu aos três.-Muitas felicidades muitos anos de vida!-os miúdos adoraram a “surpresa” da Sónia e ficaram logo tudo entusiasmados.
Rita
Carolina
Simão
Rita-Pronto já basta !

Sónia-Deixa de ser parva é o teu aniversário.-pegou na Carolina que desde que entrou estava de braços esticados.-Parabéns!

Rita-Obrigada e só não quero mais cantorias porque estes dois meninos logo de manhã foram aos berros saltar na minha cama.-ela riu.

Sónia-E fizeram muito bem!É assim mesmo meninos.-falou para eles que se riam todos “orgulhosos” da sua surpresa.-Eu preparei umas panquecas para o nosso pequeno almoço.

Rita-Não vai dar.Tenho de ir trabalhar.
Sónia-Oh mas assim depois vais ter de as comer frias.
Rita-Existe o microondas para alguma coisa,e quando vier cá  buscar os miúdos posso comer uma das tuas famosas panquecas sim?
Sónia-Ok pronto.-ela não tinha gostado do facto de eu ter de ir embora,mas o trabalho era uma prioridade e as panquecas tinham de esperar.O Ricardo deu-me os parabéns enquanto eu dava um beijo de despedida aos miúdos e sai da casa da Sónia acompanhada com ele.
O trabalho no Caixa corria como o habitual e já com a tarde a meio voltei a mesma vozes que hoje de manhã saltaram para a minha cama para me acordar da melhor forma possível.
Como é claro refilei com a Sónia que por ser a “mentora” desta visita,já que aquilo era o meu local de trabalho e não podiam vir ali sempre que lhes apetecesse.Ela disse que hoje era um dia muito especial e por isto é que tinham cá vindo,já que tinham parado em qualquer lado para comprar qualquer coisa.Aquilo que não me contaram tudo deixou-me mesmo MUITO curiosa mas sabia que ao lhe perguntar ela não ia se descoser por isto nem me dei ao trabalho e teria de “aguentar” com aquela curiosidade toda.
O Simão que já ia conhecendo os cantos à casa,e começou a passear,já a Carolina ficou no meu colo.
Sónia-Vamos para casa Carolina?-a Carolina estava mesmo muito bem aninhada no meu colo e não parecia querer de lá sair.
Carolina-Não quero ir agora…-tinha as mãos em volta do meu pescoço e puxou-me mais um pouco para perto de si.
Sónia-Assim não vamos ter tempo para fazer aquela coisinha.
Rita-Que coisinha?-perguntei à Carolina que assim que ouviu a Sónia falar mudou logo de opinião e com um sorriso já se queria ir embora.
Carolina-É um presente para a mãe.
Rita-Oh Sónia!
Sónia-Não sejas tola aquilo é um presente muito fofinho e não é nada comprado.
Rita-Só não quero é que gastes dinheiro nem nada que venha embrulhado.
Sónia-Então podes ficar descansada,e nos deixares fazer o que queremos porque respeita os teus requisitos.Aquele é o amigo do Simão?-ela quando falou levantei-me logo com a Carolina e quando vi que o Simão tinha, mais uma vez ,se posto de conversa com o Rúben sentei a Carolina na cadeira ,respirei fundo e sai de perto da secretária.
O Simão tinha posto na cabeça que era um tal “amigo” e agora sempre que cá vinha queria era falar,e falar com ele mas isto era o meu local de trabalho e já bastava eles virem cá durante o meu horário de trabalho ainda iam “chatear” quem aqui também trabalhava.
Simão-Olha ela!-ouvi-o falar enquanto me aproximava deles.-Assim podes dizer!
Rita-Desculpa Rúben,outra vez.-ele riu,enquanto se levantava já que tinha estado abaixado até agora abaixado falando com o Simão.
Rúben-Como já te disse não tem importância.Ele tem muita piada.-passou a sua mão pelos caracóis do Simão e depois olhou-me.-E já agora parabéns.
Rita-Obrigada,e tem sim importância que já lhe avisei imensas vezes que sempre que te vê não tem que te vir chatear.-falei para o Simão já que tinha lhe repreendido algumas vezes.
Simão-Mas se o Rúben é meu amigo porque não posso falar com ele?
Rita-Porque o Rúben vem aqui trabalhar,não é para estar com amigos.
Simão-Tu jogas futebol?-perguntou ao Rúben.
Rúben-Sim jogo.
Simão-Não sabia que jogar futebol era um trabalho…
Rita-Oh Simão!
Simão-É verdade,só fazes isto?-o Rúben riu.
Rúben-Sim sou só jogador de futebol.-enquanto o Rúben falou levei o Simão para o meu colo.
Rita-E nos temos de ir.-olhei para o Rúben que se despediu de nós e segui-o para aporta do Caixa,já eu fui até à minha secretária onde pela milésima vez voltei a dizer-lhe para não ir falar com o Rúben sempre que o visse já que aqui era onde a mãe trabalhava e não onde ele tinha de fazer amigos que vinham ao Caixa para fazer o mesmo que eu.Ele usava sempre como argumento ele “ser seu amigo”,e a achar isto foi para a casa da Sónia.
Para lá fui também eu já depois de sair do Caixa,com mais vontade de me atirar para cima da minha cama do que outra coisa.Mas pelos os vistos havia algo reservado para mim.
Carolina-Fica aqui mãe está bem?-eles tinham me levado até à sala onde brincavam e assim que me sentei a Sónia e o Simão saíram já a Carolina,como queria que tudo corresse na perfeição ficou a confirmar se eu iria ficar quieta.
Rita-Sim eu fico filha,vai lá.-falei e ela virou costas e saiu da sala a correr.
Sónia-Fecha os olhos que vamos entrar!-fechei os olhos ouvi eles darem alguns passos aproximando-se de mim mas continuei de olhos fechados esperando que os pudesse abrir.
O que terão preparado os miúdos e a Sónia para o aniversário da Rita?

Olá :)
Meninas eu espero que estejam a gostar da história,e pedia para deixarem apenas algumas palavras só para saber o que acham sff ;)

Beijinhos  para todas
Rita


Um comentário:

  1. Olá!
    Isto com crianças é tão amoroso meu deus. Digamos que pronto o Ruben não apareceu na praia mas ainda vai dar que falar, e o Simão adora-o! A mim cheira-me que ela vai gostar dele mas como a Carolina não vai com a cara dele (e eu acho que é com medo de perder a mãe) acho que ela não vai assumir os sentimentos ao inicio mas vamos ver! Está cada vez melhor! Estou ansiosa para saber o que eles vão dar à mamã <3
    Beijinhos.

    ResponderExcluir