terça-feira, 9 de julho de 2013

Capitulo 36: "Que estás a fazer Rúben Amorim?"


(Rúben)

Cheguei a casa da Rita e reparei que ela estava nervosa…irritava-se com tudo. Os miúdos estavam a brincar com os patins quando ela ficou toda irritada.

Rita-Deixem o gato, vão ficar cheios de pelo de gato e não podemos mudar de roupa outra vez.

Rúben- Rita. - ela olhou-me. - Tem calma.

Rita-Eu estou calma. – levei-a até à cozinha.

Rúben- A minha mãe não é o bicho papão, não precisas de ficar assim.

Rita-Primeiro não faças brincadeiras, e segundo eu só estou um pouco nervosa mais nada.

Rúben-Está bem.. podemos ir andando?

Rita- Agora? - acenei com a cabeça em sinal afirmativo.- Sim, está bem.

Entrelacei a minha mão na sua e fomos buscar os miúdos. Eles estavam os dois todos “pipis”, o que me fez sorrir o facto de a Rita ter tido atenção a este detalhe, que no fim de contas nem era relevante.






Chegámos a casa da minha mãe e reparei que a Rita continuava no mesmo estado,o me levou a unir os nossos lábios assim que tirei o cinto de segurança.

O Simão veio para o meu colo,enquanto a Carolina ia de mão dada com a Rita.Toquei à campainha e pouco depois a minha mãe abriu a porta.

Rúben-Olá mãe.-ela olhou-me e depois para o Simão que estava ao meu colo.

Simão- Olá.- acenou,fazendo-me me sorrir. Ela depois desviou o seu olhar para a Rita e para a Carolina.

Rita-Boa tarde.



Anabela-Entrem.-a Carolina ficava no seu cantinho sem querer falar um palavra.

Como já conheci uns cantos à casa fui lhes indicando até onde iríamos já que a minha mãe foi até à sala.

Anabela-Sentam-se.-e assim o fizemos.

Rúben-Bem,mãe esta é a Rita.Rita esta é a minha mãe a Anabela.

Rita-Muito prazer.-sorriu.

Simão-Eu sou o Simão,e ela é a Carolina.É minha irmã.-o puto a falar acabou por quebra o “gelo” e até consegui-o “arrancar” um sorriso da irmã.

Anabela-O Rúben já me tinha falado de vocês.

Simão-Porque viemos aqui?-olhou-me.

Rúben-Não querem ir dar uma voltinha aqui pela sala?-o propósito de termos vindo a casa da minha mãe era ela poder conhecer a Rita e por isto era melhor os miúdos estarem entretidos com outra coisa que não a nossa conversa.

Simão-Posso?

Rúben-Claro.-ele tinha perguntado para ter a autorização da mãe mas falei por ela.

O Simão saiu de perto de nós e começou a andar pela a sala ,enquanto a Carolina continuava ao lado da mãe,com a cabeça encostada à Rita.

Rúben-Também podes ir Carolina.

Carolina-Não quero.-a miúda também não ia fazer comentários por isto não me importei que ficasse connosco.

A minha mãe olhou para a Rita e lá começou com o seu “interrogatório”,primeiro perguntou-lhe qual era a sua idade,de onde era,se tinha irmãos,onde morava a sua família,até onde tinha estudado..eu via que ela não estava calma a responder aquelas perguntas,mas lá conseguia “disfarçar”.

Anabela-E onde trabalha?

Rita-Trabalho no Caixa Futebol Campos.

Anabela-Não é onde..-olhou-me.

Rúben-Sim,é onde eu treino.

Anabela-Então foi aí que se conheceram?-olhei para a Rita e sorrimos ao lembrar daquele momento em que a vi pela primeira,onde o Simão espalhou água nas minhas calças.

Rita-Sim foi.

Simão-Isto é teu Rúben?-levantei-me e fui até perto do miúdo.

Rúben-Sim é.

Anabela-Eu vou buscar um lanche que preparei, já volto.-a minha mãe levantou-se sem que nenhum de nós dissesse mais uma palavra.

Simão-Quando ganhaste isto?-ele tinha ficado surpreendido ao ver aquela prateleira com os troféus que tinha recebido quando era mais novo.

Rúben-Foi quando tinha a tua idade.

Simão-Ganhaste isto tudo?

Rúben-Não.-sorri.-À medida que fui jogando ia ganhando estes troféus.

Simão-Eu também quero ganhar muitos-olhei para trás e vi que num passo lento a Carolina se ia aproximando de nós.-Já viste?-falou para a irmã,como se ela não tivesse ouvido a nossa conversa. - Foi o Rúben que ganhou. Posso Rúben? - apontou para uma medalha que lá estava.

Rúben-Sim podes.

Rita-Oh Rúben,a tua mãe não vai gostar que eles estejam a mexer nisto.

Rúben-Rita não há problema isto é meu.

Rita-Sim,mas está em casa da tua mãe.-sorri ao vê-la toda preocupada.

Rúben-Toma calma,não há problema.-peguei numa medalha e coloquei ao peito do Simão,ele sorria de orelha a orelha por ter aquilo ao peito.

Ele passeou pela sala com aquilo que até tirei o telemóvel do bolso e tirei um foto com ele todo a “rigor”.Quem nos olhava era a Carolina,que parecia querer fazer parte daquilo mas com alguma vergonha por ter a minha mãe também na divisão.

Rúben-Queres também vir ver?-ela olhou para a Rita,que com a cabeça fez sinal para mim,como lhe dizendo que poderia ir,e depois ela lá veio.Mas sempre com um ar  como não estivesse muito interessada.Chegou perto de mim,estando em frente às prateleiras ficamos a olhar para aquelas prémios que lá estavam.Vi que ela se colocava na ponta dos pés para ver um dos prémios  que estavam na prateleira mais alta,e como tal coloquei as minhas mãos em volta da sua cintura e peguei nela.



Quando o fiz ela olhou-me,como se tivesse de pedir permissão para lhe pegar,mas quando ficou ao mesmo nível que a prateleira que há pouco não desviava o olhar,voltou a olhar para a frente.

Carolina-Posso pegar naquele?-aponto para um pequeno prémio…Sorri primeiro ao ver que a Simão o que tinha chamado a sua atenção foi uma medalha,já a miúda quis ir logo para aqueles prémios de torneios que participei quando era mais novo.

Rúben-Sim podes.-elevei-a só mais um pouco,apenas o suficiente para agarrar a pequena taça,e assim que ela o agarrou coloquei-a para baixo.Ai reparei que já tinha um sorriso na cara,e não daqueles que às vezes ela me dava (um sorriso um pouco contido),mas sim um grande sorriso.

Carolina-Como é que tu ganhaste isto?

Não só ela parecia estar interessada na minha “história” quanto à pequena taça,como o Simão também me ouvia.E como tal assim que terminei a historia quanto à taça,o a Simão fez me a mesma pergunta mas quanto à medalha que ainda tinha ao peito.

A minha mãe e a Rita ouviam-me também,sendo que a meio das “histórias” a minha mãe foi à até à cozinha buscar um pequeno lanche,que ao trazer para a mesa da sala,só foi comido quando já tinha terminado às minhas histórias ,pois até então os miúdos tinham estado entretidos.

A tarde em casa da minha mãe tinham corrido bem,não maravilhosamente..mas bem.Reparei que a Rita e a minha mãe mal falaram,apenas tiveram aquela breve conversa quando lá chegámos, apenas dirigiam a palavra uma à outra quando necessário.Não queria que se tornassem melhores amigas,mas pelo menos que se dessem bem,mas tal como vi a Rita bem que tentava só que a minha mãe não facilitava o trabalho.

Fui a levar a casa com os miúdos,e como tinham tido um tarde em cheio,assim que chegaram a casa a Rita disse para eles se irem sentar na sala enquanto ia fazer o jantar,e como eles estavam estafados nem discordaram.

Rúben-O que achaste?

Rita-De quê?-ela lá estava perto do fogão,enquanto eu estava encostado ao balcão com os braços cruzados.

Rúben-O que achaste desta ida à casa da minha mãe?

Rita-Ah..-ela demorou alguns segundos a respondes,e só depois de me olhar é que finalmente falou.-É a primeira vez que a vi logo..

Rúben-Não achas que correu bem?

Rita-Não é que não tenha corrido bem,mas tu viste como foi…-reparei que ela nem queria falar no assunto.

Rúben-Reparei que vocês mal falaram isto sim.

Rita-Rúben.-olhou-me.-Eu não conheço a tua mãe, é um pouco difícil estar a por conversa a toda a hora,especialmente quando era notório que.-via a desviar o olhar e a continuar com o que estava a fazer.Esperei alguns segundos mas ela não falou mesmo mais nada.

Rúben-Que…-ela olhou-me.

Rita-Nada Rúben.

Rúben-Rita diz lá.-ela só me olhou.-Rita diz lá o que foi notório.

Rita-Oh Rúben a tua mãe não vai com a minha cara.

Rúben-Ahh?!-não esperei que ela dissesse tal coisa,apesar de se fosse realista ela estivesse a dizer a verdade.

Rita-Rúben por amor de Deus foi mais do que óbvio, mas deixa estar..É tua mãe e não quero criar qualquer “problema”.

Rúben-Não,não,não.-aproximei-me dela.-O que realmente achaste da minha mãe?

Rita-Rúben não é o que achei,porque nem a conheço bem,mas a verdade é que ela não queria longas conversas comigo.Só que como te disse não precisamos de falar disto,é tua mãe, e nem a conheço assim tão bem.

Rúben-Ela talvez esteja a ser assim porque não te conhece tão bem.

Rita-Ou porque tenho dois filhos e ela não gosta da ideia.-vi que assim que terminou de falar foi como se arrependesse ,e que deveria nem ter tido….o que não concordava pois queria saber o que ela realmente achava.-Não era isto que queria dizer.

Rúben-Não há problema,porque quero mesmo que me digas o que achaste desta tarde,e digo já que não acho que a minha mãe goste menos de ti por teres dois filhos.

Rita-Rúben eu não acho que devemos discutir isto.

Rúben-Não quero discutir, só que a minha mãe não te conhece bem deve ser por isto que se comportou como comportou.

Rita-Sinceramente não é a minha opinião,mas não vou deixar de me portar da mesma forma,nem com menos ou mais educação quando a vir pela próxima, só que vi na cara dela que preferia que estivesse com uma rapariga que não tivesse filhos que nem são teus.

Rúben-Vais ver que quando a conheceres melhor, vais deixar de achar isto..A minha mãe não seria injusta ao ponto de gostar menos  de ti por causa da Carolina e do Simão.-ouvi o meu telemóvel tocar,e tanto ela como eu olhámos para o meu bolso.Retirei-o e atendi ali mesmo.

(Rita)

Depois daquela “agradável” tarde em casa da mãe do Rúben voltei para casa,porque tinha de fazer o jantar.
Não tinha ficado aborrecida com o facto de ela não me ter adorado..talvez o Rúben tivesse razão e com o tempo as coisas mudariam.

Enquanto fazia o jantar o telemóvel do Rúben atendeu,reparei algum tempo depois que estava a falar com a mãe e quando desligou,olhava-me com um sorriso.

Rita-Passa-se alguma coisa?

Rúben-Era a minha mãe.

Rita-Pois eu reparei,mas o que ela te disse ?

Rúben-Olha este fim de semana quer organizar um churrasco lá em sua casa e advinha quem é que convidou.

Rita-Tu?

Rúben-Também,mas ela também quer que vá os miúdos.

Rita-A tua mãe telefonou e convidou-me a mim e aos miúdos para um churrasco em sua casa?-tenho de confessar que fiquei surpreendida pelo convite.

Rúben-Sim,sim.Afinal não me parece que não tenho gostado dos miúdos nem de ti.

Rita-Humm,talvez seja isto..E quando é este churrasco?

Rúben-Sábado à tarde.Venho te buscar a vamos todos juntos.

Rita-Ok fica combinado.-sorri-lhe.

Não queria mostrar um falso entusiasmo, mas a verdade era que “temia” um pouco este churrasco já que achava que ia apenas repetir o que aconteceu hoje em casa da mãe do Rúben..mas mesmo assim não o mostrei e aceitei ir ao churrasco.

XXX

Os miúdos de dia para dia pareciam que cresciam cada vez mais,e não só de tamanha como de mentalidade,tal como diziam “já não são bebés”.Isto se reflectia em tudo!Parecia que não os podiam acompanhar,e estar de olho neles que começavam logo a ficar aborrecidos e a dizer que não era preciso porque não eram bebés,mas como também se tornava cada vez mais difícil ter um ambiente “civilizado” à mesa.Ou não gostavam,ou já não queriam mais,ou aquilo é para bebés..Graças a Deus tinha o Rúben comigo,que enquanto eu respirava fundo falava com eles e lá eles comiam.Só que para além destas “conversas” algo que ele fazia também era  umas “transformações” nos pratos..tornava-os criativos ao ponto de os miúdos comerem sem sequer refilaram,o me que ajuda especialmente à hora da lanche.

Hoje teria um dia mesmo muito preenchido.Logo pela manhã tive de deixar os miúdos em casa da Sónia e fui para o Caixa,onde passei toda a manhã;como o Rúben treinou logo pela manhã esperou por mim e saímos juntos na hora de almoço.Ter trabalhado toda a manhã não tinha preparado nada para o nosso almoço,e assim fomos os quatro almoçar fora,o que era muito bem visto pelos miúdos,que nem refilaram.

Chegámos a casa e como hoje seria o churrasco em casa da Anabela,tinha de preparar algo para levar..o que estando eu morta de cansaço,encontrava-me sem qualquer ideia do que fazer.

Rúben- Passa-se algo?-ele entrou na cozinha e encontrou-me de braços na cintura a olhar para os armário,sem saber que fazer.

Rita-Não sei que fazer para levar para a casa da tua mãe…-ele sorriu.

Rúben-Não precisas de levar nada.

Rita-Era  o que mais faltava,vou lá só para comer não?!Tenho de levar fazer alguma coisa,só que não sei o quê….Posso fazer um bolo,não?-ele olhava-me com um sorriso pois no meio daquele meu “desespero”,ele não achava necessário me dar ao trabalho.-Já sei vou fazer uma torta de morango,é isto mesmo.-Abri o frigorífico já com um plano em mente,e tirei a caixa de morangos.

Rúben-Vais querer ajuda?

Rita-Não para a torta não,podias era só preparar um leve lanche para os miúdos,já que tiveram a comer aquelas porcarias todas ao almoço.

Rúben-Tipo?

Disse-lhe que deveria cortar alguma fruta para eles,o que ele não demorou a fazer enquanto eu me pus a preparar a torta que tinha decidido levar a casa da Anabela.Quanto olhei para o lado vi ele perto do prato,a olhá-lo com muita atenção e então vi que estava ele outra vez com as suas inovações.Com mais curiosidade do que outra coisa lá me aproximei.

Rita-Que estás a fazer Rúben Amorim?-ele olhou-me e parou com a sua “obra de arte”.

Rúben-O lanche para os miúdos.

Rita-Sabes que vão fica habituados a estes teus pratinhos todos pipis.-ele sorriu.

Rúben-É só para eles comerem melhor.

Rita-Pois,pois.Só não os quero mal habituados.

Ele lá continuou com aquilo e eu fui terminar a sobremesa para levar a casa da Anabela.Com esta já pronto coloquei-a um pouco no frigorífico,e como tal fui vestir os miúdos.Ao chegar à sala vi que o prato que tinha sido colocado a fruta já estava limpinho,parecia que afinal o Rúben tinha razão e aquilo sempre resultava.
Eles vestiram-se  sem grande ajuda minha ,pois sempre que me chegava perto deles diziam que conseguiam fazer aquilo sozinhos,mas a verdade era que havia ali umas coisinhas que precisavam mesmo da minha ajuda.
Já com nós os quatro prontos,peguei na sobremesa que tinha feito e fomos até à casa da Anabela.
Simão
Carolina

Rita
(Rúben)

A chegar a casa da minha mãe encontrei já grande parte da minha família.Apresentei-os à Rita e aos miúdos e como ainda era muito cedo para começar o churrasco apenas ficamos pelo jardim.A Rita foi até ao interior da casa da minha mãe,para colocar a sobremesa no frigorífico e quando voltou vi que tinha uma cara um pouco…aborrecida,digamos.
Sentou-se ao meu lado,sem falar,apenas com os olhos presos nos miúdos.

Rúben-O que foi Rita?

Rita-Não se passa nada.-nem me olhou enquanto falava,e depois de terminar respirou fundo.

Rúben-Anda conta lá.

Rita-Rúben não é preciso falar disto.

Rúben-Mas o que foi?-ouvi atrás alguns olhei e vi que a minha mãe passava,e foi como um “clique” a achei que tinha encontrada o porquê de ela estar assim.-Foi com a minha mãe?

Terá a Senhora Anabela feito alguma coisa?

Irá a Rita ficar chateada?


5 comentários:

  1. E agora fico sem saber o que se passou????

    Quero o próximo!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. :o isto não se acaba assim.
    O próximo por favor.
    Bjokinhas

    ResponderExcluir
  3. :O concondo com a maria. nao se acaba assim! o que aconteceu? acho que a D. Anabela nao foi la muito simpatica. é uma pressentimento...
    venha o proximo!

    beso
    ana santos

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa para saber o que se passou para a Rita ter ficado assim!!
    Next...

    ResponderExcluir
  5. Tenho a sensação que a D.Anabela gostou dos miúdos mas que ainda não gosta assim tanto da Rita.
    Esperemos que isso mude, mas quero saber o que aconteceu para a Rita estar assim.

    Beijinhos

    ResponderExcluir